Casa Inteligente: 5 Motivos para Investir em Automação Residencial em 2025

worm's eye-view photography of ceiling

Casa Inteligente: 5 Motivos para Investir em Automação Residencial em 2025

Com um mercado que cresce mais de 25% ao ano, a tendência de casa inteligente proporciona maior segurança, conforto e eficiência energética

De acordo com um estudo da Mordor Intelligence, o mercado mundial de casas inteligentes está crescendo a uma taxa impressionante de 25,3% ao ano. Estima-se que o setor movimentará US$ 370,95 bilhões até 2029, refletindo o enorme potencial de transformação que a automação residencial pode trazer ao nosso cotidiano. Essas moradias, altamente conectadas, aproveitam da inteligência artificial e de soluções com integração entre dispositivos para elevar a convivência.
 

Observando este cenário promissor, Marcel Serafim, Diretor Executivo da linha de Bens de Consumo da Elgin, empresa que atua nos setores de bens de consumo, ar-condicionado e eletrodomésticos, energia solar, refrigeração comercial e automação comercial, compartilha cinco razões que mostram como investir em automação residencial pode ser uma escolha inteligente para transformar os espaços comuns em ambientes muito mais confortáveis e práticos, além de reduzir os custos com energia elétrica:

  1. Garantir a segurança da sua casa e da família
    A segurança de uma casa inteligente vai além de um simples monitoramento. Fechaduras inteligentes, câmeras conectadas e sensores de presença monitoram e controlam a segurança de onde quer que você esteja. As câmeras podem ser integradas a um sistema de reconhecimento facial, alertando os moradores sobre atividades suspeitas. Fechaduras inteligentes oferecem o controle de acesso remoto, proporcionando mais conveniência e controle. A integração desses dispositivos cria uma camada extra de proteção, permitindo que os moradores tenham mais controle e, consequentemente, mais tranquilidade.
     
  2. Eficiência energética e economia de gastos
    A automação residencial permite um controle preciso sobre o uso de energia, o que significa economia entre 20% até 30%, segundo estudos. Com recursos como sensores de presença e termostatos programáveis, é possível garantir que as luzes de LED e o ar condicionado sejam desligados automaticamente quando não há ninguém em casa. Ainda, dá para monitorar o consumo de energia em tempo real e identificar áreas de desperdício para tomar medidas corretivas. Esses pequenos ajustes podem ajudar na redução significativa da conta de luz, ao mesmo tempo, em que contribuem para a sustentabilidade.
     
  3. Conforto e praticidade ao seu alcance
    A possibilidade de controlar diversos aspectos do ambiente com facilidade. Seja por voz, aplicativo ou até mesmo cenários programados, transforma a maneira como vivemos em casa. De ajustes na temperatura até controle de eletrodomésticos, como cafeteiras, ventiladores, a tecnologia permite se adaptar mais rapidamente às necessidades cotidianas sem esforço adicional. Não só otimiza tempo, também melhora a qualidade de vida, tornando a residência mais confortável sem sobrecarga de tarefas.
     
  4. Iluminação de acordo com o seu estilo
    Não se trata apenas de facilitar o cotidiano, a automação residencial também personaliza o ambiente conforme as suas necessidades. A iluminação é um exemplo claro de como a tecnologia pode transformar espaços. Com lâmpadas inteligentes, é possível ajustar a intensidade da luz conforme o momento do dia ou atividade, criando uma atmosfera confortável e adaptada. Um bom exemplo dessa praticidade são as lâmpadas inteligentes Smart Color, da Elgin, permitindo que sua casa reaja de forma intuitiva aos seus hábitos, criando um ambiente mais acolhedor e personalizado.
     
  5. Um investimento para o futuro
    Investir em uma casa inteligente não é apenas sobre conveniência e tecnologia, mas também sobre agregar valor ao imóvel. Casas com sistemas inteligentes, como iluminação automatizada, assistentes virtuais, câmeras de segurança e controle da climatização, se destacam no mercado imobiliário. Especialistas do setor apontam que imóveis com recursos inteligentes podem ter valorização de até 10% na hora de comprar, vender ou alugar.

Sobre a Elgin

Presente há mais de 70 anos no mercado e pioneira no setor de costuras no Brasil, a Elgin é uma empresa fabricante e distribuidora de equipamentos fotovoltaicos, bem como soluções para uso comercial e residencial, nos segmentos de ar-condicionado, automação comercial, energia solar, escritório, iluminação, mídias, informática, pilhas e carregadores, refrigeração, segurança, telefonia e eletroportáteis. Com um portfólio diversificado e mais de 12 mil produtos, a companhia é reconhecida por sua qualidade, credibilidade e inovações constantes.

No segmento de bens de consumo com iluminação, informática, mídias e impressoras, a Elgin conta com um portfólio de 600 itens, com destaque para casa inteligente, disjuntores, cabos de fibra ótica, internet e TV. Desde 2022, a marca tem como representante das pilhas e baterias o personagem Sonic. Além disso, as pilhas Elgin Energy são testadas por laboratórios credenciados pelo INMETRO, para garantir a qualidade e conformidade com a Resolução CONAMA 401.

Publicar comentário

You May Have Missed